Meditação Chan, Círculo de Leitura
e Estudo do Darma

 

Atendendo às pessoas que se interessam pela Meditação Chan e pelo estudo do Darma e que não tenham condições de fazê-lo nos finais de semana, o Templo Zu Lai oferece essa oportunidade nas tardes das quintas-feiras.
 

Em duas horas de reparadora introspecção envolvendo corpo, coração e mente o participante poderá silenciar estresses e tensões do dia a dia podendo desvendar o libertador caminho apontado pelo Iluminado, o Buda Shakyamuni, por meio da prática da Meditação Chan e do estudo regular dos ensinamentos do Darma.
 

A Meditação Chan disciplina a mente e desenvolve potencialidades interiores para o autoconhecimento, além de proporcionar ao praticante maior equilíbrio psicofísico enquanto que o estudo dos ensinamentos do Buda abre nossa mente para três fatores imprescindíveis de felicidade: o desenvolvimento da moralidade, da concentração e da sabedoria.

 

 

Outras observações:

 

1. Ainda que a meditação seja orientada, o desenvolvimento é experimentado íntima e unicamente pelo próprio praticante. Assim é aconselhável que o mesmo tenha a determinação de dar continuidade à prática sem levar em conta o fator tempo de modo a avançar sempre mais, pois cada experiência e cada ensinamento são únicos. O que pensávamos ter compreendido num determinado momento nos parecerá novo se nossa mente estiver aberta para todas as “causas e condições”.
 

2. As práticas só terão início se as turmas atingirem o número mínimo de participantes. No caso de uma turma não se completar, os valores da contribuição poderão, a critério do participante, ser restituídos ou mantidos como reserva de vaga em turma subsequente, ou ainda doado para os projetos educacionais desenvolvidos pelo Templo Zu Lai.
 

3. Em caso de desistência antes de encerradas as inscrições, o valor será restituído com um desconto de 10%. Depois de encerradas, mas antes do início das aulas, será devolvido 50% do valor e, depois de iniciado o curso, o valor será revertido automaticamente em prol da Fundação Filhos do Buda.
 

4. É imprescindível vir de camiseta chan (a ser adquirida com antecedência no templo, caso não a tenha) e aconselhável usar calça de moletom (preta ou azul escuro), tênis e meias brancas. A uniformização (de acordo com regras deste monastério) permite melhor concentração e assim, evita que nossas mentes se distraiam com cores e estilos de roupas.

 

 

Recomendações ao participante

 

Ao inscrever-se, lembre-se de adquirir sua camiseta chan no Templo; informe-se sobre o livro que está sendo estudado; solicite inclusão de seu celular no Grupo Lótus para receber informes pelo WhatsApp.

 

Dias e horário: às quintas-feiras, das 13h30 às 15h45 exceto feriados e períodos de recessos (anunciados com antecedência).

 

Local: normalmente no Centro de Meditação Samádi ou excepcionalmente na Sala de Meditação do Templo se o Samádi estiver indisponível. Atente para avisos pelo WhatsApp.

 

Uniforme: camiseta chan, calça confortável e larga (moletom azul marinho ou preto), tênis confortável; em dias frios agasalhe-se por baixo do uniforme.

 

Nobre Silêncio: ao cruzar os portões do Centro de Meditação assuma postura introspectiva. Volte-se à própria mente; dispense cumprimentos e demonstrações de afeto; fale baixo e apenas quando estiver na sala de estudos. Respeite a concentração dos demais praticantes!

 

Atente às chamadas (3 sequências de 8 batidas de madeiras, cada chamada):

 

  • 1ª Sequência: Atenção! Direcione-se à sala.
  • 2ª Sequência: Entre na sala. Sente-se em silêncio.
  • 3ª Sequência: Entrada do orientador. Início da prática.

 

Pontualidade: na segunda chamada esteja na sala. As portas serão fechadas. Atrasou! Não entre (aproveite para meditar nos jardins, individualmente, e aguarde pelo início do círculo de leitura na sala de estudos).

 

Respeito ao meio ambiente: traga seu próprio copo (identificado com seu nome) para tomar água no intervalo entre a meditação e o estudo.

 

Informes: alterações que envolvam as atividades do Grupo Lótus serão transmitidas pelo WhatsApp o qual deve ser utilizado exclusivamente para temas budistas pertinentes ao Budismo Humanista propagado pelo Venerável Mestre Hsing Yün (48º Patriarca da Escola Linji da Tradição Chan e Fundador da Ordem Budista Fo Guang Shan).

 

Modalidade: por se tratar de um grupo de prática e estudos onde é permitida a entrada de novos participantes a qualquer momento, o Templo conta com a compaixão dos veteranos para ouvirem as instruções repedidas vezes, quando isso se fizer necessário, para o bem daqueles que querem se aproximar do Darma.

 

O Templo Zu Lai agradece a generosidade de cada um dos participantes pelas contribuições mensais que permitem a manutenção de toda a infraestrutura oferecida a todos.

 

Que todos os seres possam se beneficiar dos méritos de nossas práticas e estudos!

 

 

Orientador: Prof. Moacir Mazzariol Soares

Local: Templo Zu Lai


Início: Pode-se ingressar em qualquer tempo


Inscrições: A qualquer tempo
(Prática regular sem data fixada de término)


Períodos: De fevereiro a novembro
(período de recesso ainda não definido)


Nos dias 06 e 13 de setembro e
04 e 11 de outubro não haverá aula


Participantes: 10 inscritos (no mínimo)


Dia/Horário: Quintas-feiras, das 13h30 às 15h45


Contribuição mensal: R$ 120,00 (mínimo sugerido)